Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44127
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Agentes conversacionais: desenvolvimento de uma aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação |
Autor(es): | Bos, Andreia Solange Bernardi, Giliane Muller, Felipe Prestes, Lucas Plautz Zaro, Milton Antônio Pizzato, Michelle |
Palavras-chave: | Ambiente Educativo;Informática e Educação;Informática |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | BOS, Andreia Solange; BERNARDI, Giliane; MULLER, Felipe; PRESTES, Lucas Plautz; ZARO, Milton Antônio; PIZATTO, Michelle. Agentes conversacionais: desenvolvimento de uma aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1069-1078. |
Resumo: | Mundos Virtuais 3D são espaços em que os estudantes de Licenciatura em Computação podem ter o apoio de agentes de software para simulação de avatares na realização de tarefas. A contribuição deste artigo é a agregação de conhecimento e a conversação do bot, que se comunique com os estudantes por meio de uma linguagem natural. Com este objetivo, usamos da linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language) para nos permitir realizar algumas conversas precisas sobre o ensino de introdução à computação. Nessa proposta avaliamos a usabilidade do agente conversacional em um Museu Virtual 3D. Os resultados mostram a abordagem da conversação e apresenta uma maior satisfação do estudante utilizando a inteligência do bot. |
Abstract: | Virtual 3D worlds are spaces where students of Computer Licensing can have the support of software agents to simulate avatars in the accomplishment of tasks. The contribution of this article is the aggregation of knowledge and bot conversation, which communicates with students through a natural language. To this end, we use the AIML (Artificial Intelligence Markup Language) language to allow us to perform some precise conversations about teaching introduction to computing. In this proposal we evaluate the usability of the conversational agent in a 3D Virtual Museum. The results show the conversation approach and show greater student satisfaction using bot intelligence. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44127 |
ISSN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_asbos.pdf | 619,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.