Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44112
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Multigraf: aplicativo facilitador na aprendizagem da multiplicação e interpretação de gráficos |
Autor(es): | Viana, Regiano Monte Silva, José Ailton Batista da Rolim, Túlio Vidal Félix, Rangel Henrique Silva, Paulo César Henrique da Melo, Arthur Cézar Valentim de Barbosa, Pedro Luis Saraiva |
Palavras-chave: | Educação;Informática;Multigraf (software) |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | VIANA, Regiano Monte; SILVA, José Ailton Batista da; ROLIM, Túlio Vidal; FÉLIX, Rangel Henrique; SILVA, Paulo César Henrique da; MELO, Arthur Cézar Valentim de; BARBOSA, Pedro Luis Saraiva. Multigraf: aplicativo facilitador na aprendizagem da multiplicação e interpretação de gráficos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 936-945. |
Resumo: | Muitas das atividades que envolvem matemática são vistas por boa parte dos alunos como complexas e desestimulantes, tornando muitas vezes essa área do conhecimento pouco convidativa ao seu estudo. Contudo, com o crescente avanço da tecnologia, é presumível que o campo educacional venha a utilizar este poderoso recurso como meio de auxílio às práticas pedagógicas. Neste intuito, o presente estudo busca visa identificar as contribuições na aprendizagem da multiplicação e interpretação de gráficos após a utilização de um aplicativo educativo intitulado "Multigraf". O estudo foi realizado com vinte alunos em uma escola de ensino fundamental situada no município de Icó-Ceará, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário em dois momentos distintos. Após a coleta, foi possível identificar que houveram melhoras na aprendizagem quanto à multiplicação e interpretação dos gráficos nos alunos participantes após utilização do aplicativo. |
Abstract: | Many of the activities involving mathematics are seen by many students as complex and discouraging, often making this area of knowledge uninviting to study. However, with the increasing advancement of technology, it is presumed that the educational field will use this powerful resource as a means to aid pedagogical practices. In this sense, the present study aims to identify the contributions in the learning of the multiplication and interpretation of graphs after the use of an educative app titled "Multigraf". The study was carried out with twenty students in a high school located in the city of Icó-Ceará, having as instrument of collection the application of a questionnaire in two dif erent moments. After the collection, it was possible to identify that there were improvements in the learning regarding multiplication and interpretation of the graphs in the participating students after using the app. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44112 |
ISSN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_rmviana.pdf | 503,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.