Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44110
Title in Portuguese: Apps para o ensino de matemática: descritores como metadados para busca de um repositório de objetos de aprendizagem
Author: Melo, Elvis Medeiros de
Costa, Clésia Jordânia Nunes da
Keywords: Pesquisa
Educação
Ensino
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: MELO, Elvis Medeiros de; COSTA, Clésia Jordânia Nunes da. Apps para o ensino de matemática: descritores como metadados para busca de um repositório de objetos de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 916-925.
Abstract in Portuguese: O presente artigo trata da continuação do trabalho de pesquisa desenvolvido no grupo de pesquisa Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) que tem por objetivo catalogar e classificar Objetos de Aprendizagem (OA) para Matemática, com o intuito de oportunizar o acesso a OAs para auxiliar na integração da tecnologia na sala de aula. Neste trabalho, abordaremos a classificação dos 201 aplicativos (apps) considerados como Objetos de Aprendizagem Móveis (OAM) para matemática visando as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular. Os OAM foram classificados em habilidades voltadas para cada etapa de ensino, tanto os anos iniciais quanto os anos finais do ensino fundamental. Dentre os resultados, 42 apps que não se aplicam em alguma habilidade e 37 apps foram descontinuados.
Abstract: This article de,als with the continuation of the research work developed in the Objets of Learning for Mathematics (OBAMA) research group that aims to catalog and classify Learning Objects (OA) for Mathematics, with the aim of providing access to OA to help integrate technology into the classroom. In this paper, we will cover the classification of the 201 apps as Mobile Learning Objects (OAM) for mathematics, aiming at the skills defined by the Curricular Common National Base (BNCC). The OAM were classified in skills directed to each stage of both the earliest years and the final years. Among the results, 42 apps that did not apply to any skill and 37 apps were discontinued.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44110
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_emmelo2.pdf441,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.