Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44103
Title in Portuguese: Arquiteturas pedagógicas na formação de professores: tecnologias educacionais, extensão universitária e ensino de língua portuguesa
Author: Gonçalves, Marcelo Rocha Barros
Pereira, Juliana Wolf
Teles, Viviane
Paiva, Justina Souza Souto
Keywords: Tecnologia
Educação
Tecnologia - Informática
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: GONÇALVES, Marcelo Rocha Barros; PEREIRA, Juliana Wolf; TELES, Viviane; PAIVA, Justina Souza Souto. Arquiteturas pedagógicas na formação de professores: tecnologias educacionais, extensão universitária e ensino de língua portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 857-865.
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta um relato de experiência do desenvolvimento, disponibilização e avaliação de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em projetos de extensão universitária. O estudo em questão trata da concepção e implementação de TDIC, suas aplicações e análise de seus resultados no Curso de Extensão Gêneros Textuais na Olimpíada de Língua Portuguesa, realizado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e escolas públicas, dentro da perspectiva de Arquiteturas Pedagógicas para a formação de professores. Com a avaliação das TDICs em ações de extensão, os resultados mostraram alto grau de satisfação do público alvo atingido, neste caso professores-alunos. Isso reforça o impacto positivo do uso da tecnologia aplicada ao processo de ensino e aprendizagem em ações de políticas públicas para a sociedade.
Abstract: In this work, a report about the development, provision and evaluation of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in a University Extension Projects, is presented. The study deals with the design and implementation of TDIC, its applications and the analysis of results in the course “Textual Genres in the Portuguese Language Olympiad”, held between the University and public schools, within a perspective of construction of Pedagogical Architectures for teacher training. The use of TDIC’s promoted a high degree of satisfaction among the audience, in this case, both teachers and students. This result reinforces the importance of educational public policies based on TDIC, due to the positive impact of the use of technology in teaching-learning processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44103
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_mrbgolcalves.pdf514,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.