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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeres, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.authorFalcão, Taciana Pontual-
dc.contributor.authorMorais, Dyego Carlos Sales de-
dc.contributor.authorAquino, Jhonatan R. S.-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:48:49Z-
dc.date.available2019-07-25T11:48:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPERES, Flávia Mendes de Andrade e; FALCÃO, Taciana Pontual; MORAIS, Dyego Carlos Sales de; AQUINO, Jhonatan R. S. Química em atividade: participação de educandos do ensino médio no design de jogos digitais educacionais para educação do campo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 818-827.pt_BR
dc.identifier.isbn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44100-
dc.description.abstractYoung students from rural areas go through difficulties through their formal education, such as lack of contextualization of curricular contents for their reality. Rural education can minimize these problems based on guidelines which favor sense-making about scientific concepts, establishing relationships with daily life, and putting the potential of transformation in evidence. This work presents results from a research about the development of digital educational games with the participation of students from a school in the rural area of the state of Pernambuco, following the DEMULTS methodology. Results point to learning of Chemistry concepts integrated with themes from the rural territory and competences in design and programming.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectEducação - Químicapt_BR
dc.subjectPlanejamento da Educação - Químicapt_BR
dc.subjectTecnologia - Educaçãopt_BR
dc.titleQuímica em atividade: participação de educandos do ensino médio no design de jogos digitais educacionais para educação do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs jovens do campo vivenciam dificuldades na educação formal, como a ausência de contextualização de conteúdos curriculares para sua realidade. A educação do campo pode minimizar esses problemas a partir de diretrizes que favorecem a produção de sentidos sobre os conceitos científicos, relacionando-os ao cotidiano, e evidenciando um potencial transformador. Esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento de jogos digitais educacionais, com a participação de educandos de uma escola da zona rural de Pernambuco, seguindo a metodologia DEMULTS. Os resultados apontam para aprendizagem de química entrelaçada ao território rural e competências em design e programação.pt_BR
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