Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional
Autor(es): Souza, Isabelle Maria Lima de
Campos, Lívia Maria Rodrigues Sampaio
Andrade, Wilkerson Lucena
Palavras-chave: Laboratórios de robótica - Educação Básica(EB);Pensamento Computacional (PC) - robótica;Aprendizado - habilidades no PC
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: SOUZA, Isabelle Maria Lima de; CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio; ANDRADE, Wilkerson Lucena. Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 639-648.
Resumo: Laboratórios de robótica para Educação Básica(EB) frequentemente ´ são adquiridos visando o ensino das ciências. Contudo, o uso da robótica na EB ´ e dificultado por limitações de estrutura física, materiais didáticos e formação de profissionais. Assim, com o intuito de facilitar o uso da robótica em escolas ´ estaduais de EB, realizamos um trabalho desde a organização dos laboratórios ate a oferta de aulas. Analisamos os efeitos do trabalho considerando a vis ´ ao˜ dos gestores escolares e a evolução do Pensamento Computacional (PC) de ˜ 41 alunos de 1a Serie do Ensino Médio. Os resultados indicam que o uso da ´ robótica na EB considerando fatores físicos e metodológicos motiva professores ´ e alunos, estimula o aprendizado e as habilidades do PC dos alunos.
Abstract: Robotics laboratories for Basic Education schools (BE) are often acquired aiming teaching sciences. However, the use of robotics in EB is difficult due to limitations of physical structure, academic materials, and training of professionals. Thus, we carried a work, from the organization of the laboratories to the offer of classes, with the purpose of facilitating the use of robotics in state schools. We analyzed the effects of the mentioned work considering the vision of the school managers and the evolution of the Computational Thinking (CT) of 41 high school freshman. The results indicate that the use of robotics to BE considering physical and methodological factors motivates teachers and students, stimulates students’ learning and CT skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_imlsilva.pdf442,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.