Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43873
Tipo: TCC
Título: Análise economica da pesca do pargo (Lutjanus purpureus, Poey) no estado do Ceará
Autor(es): Francimat, Diana Pinheiro
Orientador: Carvalho, Roberto Cláudio de Almeida
Palavras-chave: Pescaria;Pargo (Peixe)
Data do documento: 1994
Citação: FRANCIMAT, Diana Pinheiro. Análise economica da pesca do pargo (Lutjanus purpureus, Poey) no estado do Ceará. 1994. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994.
Resumo: Este trabalho procura realizar uma análise econômica da pesca do pargo no estado do Ceara, enfocando principalmente: a evolução da produção, produtividade do esforço, esforço de pesca e quantidade e valor das exportações, a caracterização das embarcações e artes de pesca utilizadas; a estrutura de custos e rentabilidade de uma embarcação pargueira típica e a estimativa da relação captura-esforço para a pesca do pargo. Seus principais resultados são os seguintes: A produção anual do pargo no estado do Ceara vem decrescendo desde 1978, devido ao grande esforço que foi empregado e ao desembarque da captura em outros estados, nos últimos anos. As embarcações industriais utilizadas para a pesca são todas de grande porte (acima de 15 metros), bem equipadas e possuem um grande raio de agar:). A embarcação analisada apresentou rentabilidade positiva (24,18%), apesar do aumento de custos observado com a procura de areas de pesca mais produtivas, porém mais distantes, pois este fato foi compensado pela elevação da produtividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43873
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_tcc_dpfrancimat.pdf28,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.