Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43856
Title in Portuguese: Determinação de uma metodologia ideal para a elaboração do produto lagosta-inteira-cozida-congelada : parte 1 - gastos enegéticos
Author: Asano Filho, Mutsuo
Advisor(s): Ogawa, Massayoshi
Keywords: Lagostas
Issue Date: 1995
Citation: ASANO FILHO, Mutsuo. Determinação de uma metodologia ideal para a elaboração do produto lagosta-inteira-cozida-congelada : parte 1 - gastos enegéticos. 1995. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1995.
Abstract in Portuguese: Neste trabalho foi comparado os sistemas de paralização com choque elétrico e o tradicional com gelo, e foi verificada a viabilidade deste novo sistema. Foram realizados testes para se determinar a voltagem, tempo de paralizaçdo e de cozimento desta nova metodologia. Para a paralização de 50 lagostas corn choque elétrico levou-se um tempo de 4 minutos, o pré- cozimento realizou-se com 5 minutos e o cozimento 12 com minutos que comparando corn o sistema. tradicional dá urna. redução de 12 minutos em todo o porocesso. A paralização com choque demonstrou ser uni sistema bastante viável pois reduziu os gastos e o tempo utilizado na elaboração do produto lagosta-inteira-cozida-congelada sem causar nenhum dano aparente na. qualidade do produto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43856
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1995_tcc_masanofilho.pdf18,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.