Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43848
Tipo: TCC
Título: As relações entre natureza, sociedade e economia na comunidade quilombola do Cumbe-Ce
Autor(es): Maia, Adrianne Keyser de Sousa
Orientador: Oliveira, Aécio Alves de
Palavras-chave: Biodiversidade;Economia Ecológica;Modo de vida
Data do documento: 2019
Citação: MAIA, Adrianne Keyser de Sousa. As relações entre natureza, sociedade e economia na comunidade quilombola do Cumbe-Ce. 2019. 38 f. Monografia (Graduação em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A comunidade do Cumbe, localizada no município de Aracati-CE, vem passando por uma série de alterações em seu modo de vida e suas relações com a Natureza, desde 1990. A pesquisa teve como objetivo central estudar os impactos causados pela implantação da carcinicultura e do parque de energia eólica no território quilombola. Como objetivos específicos, identificar e dimensionar o espaço ocupado pelos empreendimentos. Claramente, são projetos de investimentos orientados por um modelo de desenvolvimento econômico unilateral que desconsidera a degradação causada ao ecossistema do manguezal, bem como a vida das pessoas que lá residem desde o século XVIII. A pesquisa abordou aspectos quantitativos, qualitativos e descritivos relacionados ao caso estudado. As plataformas Google Earth e QGIS foram importantes instrumentos de pesquisa para o dimensionamento; e as entrevistas realizadas um complemento necessário para compreender as mudanças qualitativas no modo de vida da comunidade. A conclusão é que o processo de ocupação com esses projetos de investimentos foi marcado por conflitos e desestruturação das atividades produtivas e culturais da comunidade e pela diminuição da biodiversidade.
Resumen: La comunidad del Cumbe, ubicada en el municipio de Aracati-CE, viene pasando por una serie de alteraciones en su modo de vida y sus relaciones con la Naturaleza, desde 1990. La investigación tuvo como objetivo central estudiar los impactos causados por la implantación de la carcinicultura y del parque de energía eólica en el territorio quilombola. Como objetivos específicos, identificar y dimensionar el espacio ocupado por los emprendimientos. Claramente, son proyectos de inversiones orientados por un modelo de desarrollo económico unilateral que desconsidera la degradación causada al ecosistema del manglar, así como la vida de las personas que residen desde el siglo XVIII. La investigación abordó aspectos cuantitativos, cualitativos y descriptivos relacionados con el caso estudiado. Las plataformas Google Earth y QGIS fueron importantes instrumentos de investigación para el dimensionamiento; y las entrevistas realizadas un complemento necesario para comprender los cambios cualitativos en el modo de vida de la comunidad. La conclusión es que el proceso de ocupación con esos proyectos de inversiones fue marcado por conflictos y desestructuración de las actividades productivas y culturales de la comunidad y por la disminución de la biodiversidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43848
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_aksmaia.pdf975,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.