Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43821
Title in Portuguese: Efeito de 3 diferentes dietas sobre as taxas de crescimento em comprimento e peso totais de pós-larvas de Macrobrachium rosenbergii de Man, 1900 (Decapoda, Palaemonidae)
Author: Sá, Marcelo Vinícius do Carmo e
Advisor(s): Igarashi, Marco Antônio
Keywords: Camarão - Criação
Issue Date: 1997
Citation: SÁ, Marcelo Vinícius do Carmo e. Efeito de 3 diferentes dietas sobre as taxas de crescimento em comprimento e peso totais de pós-larvas de Macrobrachium rosenbergii de Man, 1900 (Decapoda, Palaemonidae). 1997. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997.
Abstract in Portuguese: Dois experimentos independentes foram realizados com o objetivo de testar as seguintes dietas: nduplios recém-eclodidos e biomassa congelada de Artemia, uma dieta balanceada para engorda de galináceos, e dieta balanceada para camarão elaborada em laboratório, na engorda de pós-larvas de Maerobrachium rosenbergii, o camarão gigante da Malásia.No primeiro experimento, 24 pós-larvas de Mrosenbergii foram distribuídas, aleatoriamente, em 6 aquários de 4 litros, na densidade de 4 PL/aquário. Os animais foram tratados com as dietas Artemia e ração balanceada para galináceos, constituindo 2 grupos, com 3 repetições cada. O experimento durou 61 dias.No outro experimento, 48 pos=larvas de Mrosenbergii foram distribuídas de forma aleatória em 6 aquários de 4 litros. Nesse caso, os tratamentos alimentares foram Anemia e dieta balanceada para engorda de camarão, ficando cada uma com 3 repetições. Esse trabalhou durou 31 diasPara a comparação entre os tratamentos Artemia e dieta balanceada para galináceos, obteve-se 0,0344 cm/dia e 0,0224 cm/dia para taxa média de crescimento em comprimento total, respectivamente; e 0,0062 g/dia e 0,0024 g/dia, respectivamente, para taxa média de crescimento em peso total. Ao nível de significhicia de 5 %, tais taxas são estatisticamente diferentes entre si, para os tratamentos em questão (F4este).Para o experimento que confrontou as dietas Artemia e dieta balanceada para camarão, os resultados foram de 0,0300 cm/dia e 0,0255 cm/dia, respectivamente, para taxa média de crescimento em comprimento total; de 0,0048 g/dia e 0,0033 g/dia, respectivamente, para taxa média de crescimento em peso total. Ao nível de signifiancia de 5 %, as médias acima são estatisticamente iguais entre si, para os tratamentos anteriormente referidos (Fteste).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43821
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_tcc_mvcsa.pdf51,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.