Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43801
Tipo: TCC
Título: Bioprocessamento de carcaças de tilápia Oreochromis Niloticus e resíduos da fabricação de cerveja para elaboração de ensilados
Autor(es): Teixeira, Sérgio Ivan Peixoto
Orientador: Gurgel, Maria Petronília de Oliveira Studart
Palavras-chave: Engenharia de pesca
Data do documento: 2006
Citação: TEIXEIRA, Sérgio Ivan Peixoto. Bioprocessamento de carcaças de tilápia Oreochromis Niloticus e resíduos da fabricação de cerveja para elaboração de ensilados. 2006. 40 f. Monografia (Graduação em Engenharia de pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade elaborar ensilados biológicos constituídos de carcaças e vísceras de peixes Oreochromis niloticus, hortaliças e frutos inadequados ao consumo humano e do resíduo final da indústria cervejeira "Bagaço de Cevada (ou de malte como também é chamado)". As carcaças de peixes O. niloticus foram obtidas a partir do beneficiamento desse pescado no Centro de Pesquisas em Aqüicultura (CPAq) Rodolpho von Ihering do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Pentecoste - Ceará, assim como a realização de todo o processo de preparação do Ensilado. O "Bagaço de Cevada" foi gentilmente cedido pelas indústrias Kaiser localizada em Maracanaú - Ceará. Foram feitas análises de pH e acidez desde a elaboração do fermento até o produto final, o ensilado. Os valores obtidos de composição química centesimal, número mais provável de coliformes totais e fecais e contagem padrão, umidade, cinzas, proteínas, cálcio e lipídios foram satisfatórios estando dentro dos padrões nos ensilados I, II e III. A acidez e o pH nos três tratamentos estabilizaram após o décimo primeiro dia de incubação, deixando os ensilados com aparência pastosa a não ser pelo ensilado III que, por sua composição, ficou visivelmente mais seco já que não teve adição de ácido acético (vinagre). Este último foi substituído quantitativamente pela fonte de carboidrato, bagaço de cevada. Os percentuais de proteínas dos ensilados úmidos foram de 9,12% (I), 8,16% (II) e 9,66% (III).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43801
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_sipteixeira.pdf39,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.