Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43798
Tipo: TCC
Título: Variação nictemeral e vertical dos aspectos limnológicos do açude Pereira de Miranda, município de Pentecoste-CE
Autor(es): Oliveira, Rafael Reis Alencar
Orientador: Freire, George Satander Sá
Coorientador: Gomes, Diolande Ferreir
Palavras-chave: Engenharia de pesca
Data do documento: 2006
Citação: OLIVEIRA, Rafael Reis Alencar. Variação nictemeral e vertical dos aspectos limnológicos do açude Pereira de Miranda, município de Pentecoste-CE. 2006. 86 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: Diante da dinâmica dos processos bioquímicos e alteração dos padrões de estratificação em reservatórios hídricos tropicais, principalmente em curtos períodos de tempo, realizou-se no açude Pereira de Miranda, município de Pentecoste, Estado do Ceará, o estudo das variações nictemeral e vertical dos aspectos limnológicos, em 22 de setembro de 2005. A estação de coleta possuía 16,3 metros de profundidade, onde foram medidos, a cada metro, os parâmetros: transparência de Secchi, temperatura, condutividade elétrica (CE), salinidade, oxigênio dissolvido (OD), pH e potencial de eletrodo (Eh), com uma sonda da marca YSI - 556 MPS. Simultaneamente foram coletadas amostras de água a 2, 9 e 16 metros para determinação de turbidez, material em suspensão (M.E.S.), nutrientes, principais íons, carbono orgânico total (C.O.T.) e pigmentos fotossintetizantes. A amostragem foi realizada durante um ciclo nictemeral (24 h), onde as coletas ocorreram em intervalos de duas horas cada./ Os dados obtidos foram submetidos a testes paramétricos pelo programa estatístico BIOESTAT, versão 3.0, com a finalidade de verificar diferenças estatisticamente significativas e auxiliar na interpretação dos resultados:, O açude Pereira de Miranda apresentou estratificação físico-química e biológica durante toda a campanha realizada, onde o adensamento de C.O.T., com a proximidade do sedimento límnico, elevou as concentração dos nutrientes e a capacidade redutora da água, enriquecendo esta profundidade de compostos como ferro, sulfato e bicarbonatos. A variação também seguiu significativa para o perfil decrescente de temperatura, OD, CE, pH, Eh, cloreto, alcalinidade total, carbonato e íons principais. A concentração de clorofila a apresentou maiores valores a 9 m, o contrário da feofitina a, que foi na superfície e menor valor a 9 m. A variação nictemeral mostrou significãncia apenas para os parâmetros pH, OD e Eh, resultado da forte correlação existente, com diferenças significativas principalmente entre o início da manhã e final de tarde. O açude Pereira de Miranda apresentou 0,25 de salinidade e eutrofização de acordo com as variáveis limnológicas estudadas, mas boa adequabilidade aos padrões exigidos para cultivo de peixes em tanques-rede.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43798
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_rraoliveira.pdf94,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.