Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43766
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Gestão democrática na escola pública: política, legislação e educação
Autor(es): Xavier, Antônio Roberto
Palavras-chave: Gestão da escola;Estrutura e funcionamento da escola;Política da Educação;Administração Escolar
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: XAVIER, Antônio Roberto. Gestão democrática na escola pública: política, legislação e educação. In: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 389-403.
Resumo: Esta escrita tem como escopo principal efetuar uma análise sistemática da almejada gestão educacional democrática no Brasil, sobretudo, a partir da Constituição Federal de 1988. Deste modo, este texto permite ao leitor refletir sobre a história da educação brasileira e seus variados percalços de acordo com a evolução e/ou involução da política do País a partir, sobretudo, da perspectiva da educação nos princípios da Gestão Democrática.[...] Diante dessas assertivas, algumas questões vêm à tona, tais como: por que o modelo de Gestão Democrática nas escolas públicas é tão difícil de ser efetuado? Quais são os principais impedimentos? Como as Escolas Públicas têm buscado desenvolver esse tipo de Gestão? Quais as principais características de uma Gestão Dqmocrática de Ensino? [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43766
ISBN: 978 85 7282 708 9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_arxavier.pdf9,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.