Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
Autor(es): | Santos, Jean Mac Cole Tavares Silva, Maria Kélia da Pereira, Suzana Paula de Oliveira |
Palavras-chave: | Escola - Instituição;Autoridade docente |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372. |
Resumo: | Estudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733 |
ISBN: | 978-85-7282-708-9 |
Aparece nas coleções: | FACED - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_jmctsantosmksilva.pdf | 12,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.