Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43701
Title in Portuguese: Produção e avaliação química e microbiológica de hidrolisado de pescado como enriquecimento alimentar
Author: Dantas Neto, Maximiano Pinheiro
Advisor(s): Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Co-advisor(s): Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Keywords: Pescados
Alimentos - Análise
Issue Date: 1996
Citation: DANTAS NETO, Maximiano Pinheiro. Produção e avaliação química e microbiológica de hidrolisado de pescado como enriquecimento alimentar. 1996. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.
Abstract in Portuguese: Grande quantidade de material oriundo da indústria pesqueira é desperdiçada ou sub-utilizada. A partir do aproveitamento de matéria-prima disponível e não utilizável (P. ex. espécies de baixa aceitação comercial, fauna acompanhante da pesca do camarão e cefalotórax de lagosta), pode-se obter hidrolisados protéicos com vistas a utilização no enriquecimento da alimentação infantil e dietas de pessoas carentes, principalmente na nossa região nordestina, onde a carência de proteína de boa qualidade a principal causa de desnutrição na classe pobre. A alimentação característica de crianças pobres é à base de carboidratos, o que não supre o organismo de suas necessidades protéicas. Sendo assim, o presente trabalho pretende avaliar, sob o ponto de vista químico e microbiológico, o produto obtido através da hidrólise enzimática do músculo do cação Ginglymostoma cirratum, para posterior utilização em dietas alimentares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43701
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1996_tcc_mpdantasneto.pdf29,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.