Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43687
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A lei n° 2040 e os projetos que a resultaram
Autor(es): Caxile, Carlos Rafael Vieira
Lima, Bruno Brasil
Palavras-chave: Escravidão;Abolição da Escravatura;Brasil Império;Abolicionismo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CAXILE, Carlos Rafael Vieira; LIMA, Bruno Brasil. A lei n° 2040 e os projetos que a resultaram. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.136-154.
Resumo: Em 28 de setembro de 1871 foi decretada pela princesa Isabel a lei de número 2040, mais conhecida como Lei do Ventre Livre. A Lei de n° 2040, como preferimos chamá-la, é objeto de análise desse capítulo. Esse mecanismo jurídico foi fruto de um demorado e controverso processo de discussão política. Desde a data em que a discussão foi introduzida na Assembleia Geral, em 1850, pelo deputado Pedro Pereira Guimararães, até a promulgação da lei, passaram-se 21 anos em a emancipação e a extinção da escravidão foram questões centrais dos debates. Captamos a partir dos embates parlamentares, jurídicos, discursos e discussões parlamentares, captar as experiências sociais do sistema escravista vivenciados por senhores e escravos e concomitantemente relacioná-los aos projetos de encaminhamento da abolição e duma sociedade livre.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43687
ISBN: 978-85-7282-601-3
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_crvcaxilebblima.pdf8,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.