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dc.contributor.authorSilva, Sammia Castro-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2019-07-16T18:30:44Z-
dc.date.available2019-07-16T18:30:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Sammia Castro; VASCONCELOS, José Gerardo. Marginalização e heroicidade do jogador de capoeira no século XIX. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.87-102.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-601-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43682-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectMarginalizaçãopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectHeroicidadept_BR
dc.titleMarginalização e heroicidade do jogador de capoeira no século XIXpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO processo de disseminação e transformação da capoeira ocorre nas cidades brasileiras a partir do século XVIII, em que havia número considerável de negros libertos. A partir desse século é possível ter acesso aos primeiros registros que atestam o elemento cultural da capoeira na sociedade brasileira. A capoeira emerge de um esboço misto de marginalidade e heroicidade até ser considerada Luta Nacional Brasileira, pelo governo de Getúlio Vargas. Depois desse fenômeno a capoeira torna-se espaço para artistas, atleta, intelectuais e, no início do século XXI, é considerado um patrimônio cultural imaterial brasileiro. Este artigo pretende relatar as circunstâncias que levaram tanto à marginalização da capoeira como a construção mítica de heróis capoeiristas em um período de grande efervescência política. [...]pt_BR
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