Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43679
Title in Portuguese: Uso do crack: implicações nos aspectos socioculturais da contemporaneidade
Author: Ferreira, Tereza Maria da Silva
Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Keywords: Crack
Contemporaneidade
Práticas educativas
Drogadição
Issue Date: 2014
Publisher: Edições UFC
Citation: FERREIRA, Tereza Maria da Silva; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Uso do crack: implicações nos aspectos socioculturais da contemporaneidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.73-86.
Abstract in Portuguese: Debruçar-se sobre a problemática da drogadição não se limita ao problema social, dessa forma, não cabe analisar apenas o fenômeno, e sim os processos sociais munidos de práticas historicamente construídas. Nessa perspectiva, este ensaio não pretende apontar o problema ou listar possíveis soluções. Ao contrário, busca fazer uma reflexão sobre a carga simbólica e as práticas educativas presente no processo de drogadição em uma perspectiva de práticas educativas onde o sujeito que faz usos da droga encontra estímulos diversos e particulares. Na atualidade, o uso do crack merece um destaque especial, seja pela efervescência midiática em torno do tema, seja pelos efeitos, fisiológicos e sociais, que seu uso pode efetivamente trazer, não apenas para o sujeito em uso, mais para a sociedade como um todo. A partir desse contexto, buscou-se analisar de que forma este fenômeno está relacionado às diferentes práticas educativas e expressões culturais na trajetória de vida de um dependente. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43679
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-601-3
Appears in Collections:DTPE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_tmsferreiralrsflorencio.pdf7,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.