Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43647
Tipo: TCC
Título: Aplicação do método AHP no processo de priorização de planos de ação para melhoria da disponibilidade em gôndola de uma indústria de bens de consumo
Autor(es): Maia, Caio Leal
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Tomada de decisão;Priorização;Ruptura de estoque;Disponibilidade em gôndola;On-Shelf Avaiability;OSA;Método multicritério;Analytic Hierarchy Process;AHP
Data do documento: 2019
Citação: MAIA, C. L. Aplicação do método AHP no processo de priorização de planos de ação para melhoria da disponibilidade em gôndola de uma indústria de bens de consumo. 2019. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo da redução da ruptura de estoque por meio de uma proposta de plano de ação priorizado para uma indústria de bens de consumo. Para isso, discute-se as abordagens teóricas da disponibilidade em gôndola, a importância desse indicador na performance de empresas de bens de consumo, as comuns reações do consumidor frente à ruptura, além da técnica de priorização de alternativas AHP - método de análise hierárquica utilizado no estudo de caso. São analisados dados reais de ruptura de estoque de uma indústria de bens de consumo para identificação da oportunidade de melhoria da disponibilidade de produtos em gôndolas cujo o principal problema era a baixa eficiência de disponibilidade em gôndola e a perda de venda por conta disso. As causas raizes das ocorrências de ruptura de estoque foram identificadas para dois casos de um cliente da indústria em questão e, em seguida, foram propostas ações para melhoria desses fatores - erros processuais de responsabilidade dos times envolvidos na distribuição de produtos. A partir da proposta de ações, foi realizada a aplicação da metodologia AHP para priorização do plano. O objetivo da proposta é que com a priorização dos planos indicados, foi possível desenvolver uma proposta de tomada de ação específica para cada um dos dois modelos de distribuição do cliente, considerando impacto das ações no OSA (disponibilidade em gôndola) a curto e médio prazo, facilidade em realizá-las e número de ocorrências relatadas.
Abstract: This work presents the study of a proposed plan of action to reduce out-of-stock rates in a consumer goods industry. For thus, the theoretical approaches of on-shelf availability (OSA), the importance of this indicator on the performance of consumer goods companies, the consumer’s common reactions to product unavailability and the prioritization technique of alternatives - Analytic Hierarchy Process (AHP) - were used in the study case. Real data of out-of-stock events were analized to identify the opportunity for improvement of product availability. The root causes of out-of-stock occurrences were identified for two different cases of the industry in question and then action plans were proposed to improve these factors - procedural errors’s responsibility of the teams involved in product distribution. The main problem was the low availability of products and the sales lost caused by that. The proposal of plans of action provides the application of AHP methodology for action plan’s priorization. With the indicated plans’s priorities, it was possible to develop a specific action proposal for two distribution models of the client, considering the short-term and medium-term impact of the actions in OSA, the effort of doing them and number of occurrences reported.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43647
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_clmaia.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.