Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43632
Tipo: TCC
Título: Redução da turbidez e cor aparente da água usada na criação de tilápia do nilo, Oreochromis niloticus (L., 1766), em tanques de alvenaria com sementes de Moringa, (Moringa oleifera).
Autor(es): Lopes, Alexandra da Silva
Orientador: Gurgel, José Jarbas Studart
Palavras-chave: semente;Moringa;resíduos
Data do documento: 2003
Citação: LOPES, Alexandra da Silva. Redução da turbidez e cor aparente da água usada na criação de tilápia do nilo,Oreochromis niloticus (L., 1766), em tanques de alvenaria com sementes de Moringa, (Moringa oleifera). 2003. 26 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumo: A presente monografia trata do uso da semente de moringa, Moringa oleifera, na remoção da cor aparente e da turbidez da água usada na criação de tilápia do Nib, Oreochromis niloticus (Lam. 1766) em tanques de alvenaria. Partículas de materiais orgânicos e inorgânicos suspensos na água são indesejáveis na aqüicultura, porque limita a produtividade primária e podem causar danos aos peixes cultivados, pelo que se faz necessário a minimização dos seus efeitos na água de tanques e viveiros. Métodos físico-químicos têm sido usados com sucesso, mas são de alto custo, o que inviabiliza sua aplicação, principalmente em projetos de piscicultura doméstica, como no cultivo de tilápia e de outros peixes, em tanques de alvenaria. Conhecendo-se as propriedades da semente de moringa, como coagulante dos resíduos orgânicos e inorgânicos suspenso na água e sua conseqüente clarificação, procedeu-se vários testes com diferentes concentrações do extrato da semente cujos resultados se mostraram satisfatórios, conseguindo-se redução nos níveis de turbidez e cor aparente da água, de 55% e 40% respectivamente. Amostras de água tratada com o extrato da semente foram analisadas para determinação dos valores de pH, condutividade elétrica, amônia total, nitrito, alcalinidade total e dureza de CaCO3 obtendo-se no final do experimento resultados expressivos desses parâmetros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43632
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_aslopes.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.