Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605
Tipo: TCC
Título: Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
Autor(es): Pessoa, Eliano Vieira
Orientador: Klein, Vera Lúcia Mota
Coorientador: Araújo, Maria Elisabeth de
Palavras-chave: Biologia marinha;Algas marinhas
Data do documento: 1999
Citação: PESSOA, Eliano Vieira. Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas. 1999. TCC (Graduação em Engneharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Resumo: 0 presente trabalho teve como objetivo testar alimentos alternativos a fim de minimizar os custos de produção do rotífero Brachionus plicatilis em larga escala. Além disso, foi testada a espécie de microalga ideal para o melhor desenvolvimento do referido rotífero. O Brachionus plicatilis possui algumas características que o tornam bastante importante, entre elas, a capacidade de suportar altas densidades populacionais, por apresentar ciclo de vida relativamente curto, serem euritérmicos e eurihalinos, assim coma, já estarem bastante adaptados às nossas condições ambientais. A microalga que apresentou melhor performance para o desenvolvimento do rotífero B. plicatilis, foi Tetraselmis chuii atingindo a densidade de 137 indivíduos por mililitro no oitavo dia de cultivo. Os rotíferos alimentados com lsochrysis galbana tiveram sua densidade máxima de 35 indivíduos por mililitro no sexto dia de cultivo com um desempenho regular. A microalga Dunaliella salina foi a que apresentou pior resultado para o desenvolvimento do rotífero, com pico de produção alcançado no oitavo dia com a densidade de 08 indivíduos por mililitro. O teor de proteína alcançado pelo rotífero Brachionus plicatilis, variou de acordo com a dieta oferecida. Os indivíduos alimentados exclusivamente de microalgas Tetraselmis chuii, apresentaram o melhor teor protéico, com 4,44% de proteína bruta e o pior desempenho foi obtido com uma dieta composta de 90% de levedura de padaria e 10% de microalga Tetraselmis chuii, com 1,22% de proteína bruta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_evpessoa.pdf20,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.