Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43597
Tipo: TCC
Título: Tecnologia educativa sobre hipertensão: avaliação da aprendizagem entre homens e mulheres
Autor(es): Oliveira, Antonia Beatriz Queiroz de
Orientador: Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Coorientador: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Hipertensão;Identidade de Gênero;Aprendizagem;Tecnologia Educacional
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: OLIVEIRA, A. B. Q. Tecnologia educativa sobre hipertensão: avaliação da aprendizagem entre homens e mulheres. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Hipertensão arterial sistêmica é uma condição multifatorial, cujo paciente apresenta pressão arterial constantemente elevada. Maiores índices de mortalidade por doenças hipertensivas são observados em países como o Brasil, afetando tanto homens como mulheres. O público masculino é de difícil alcance, com menores expectativas de vida e um déficit de conhecimento importante apesar da criação e implantação da Política Nacional de Saúde do Homem. Assim, a partir desta problemática, este estudo objetivou avaliar e comparar o conhecimento do gênero feminino e masculino sobre fatores de risco e modos de prevenir a hipertensão arterial sistêmica, utilizando-se do “Manual Educativo Online Acessível sobre Hipertensão Arterial: conheça como prevenir”. Trata-se de estudo quase-experimental para avaliação da aprendizagem, realizado no período de Janeiro de 2017 a Março de 2018 em instituições educacionais para cegos em Fortaleza, Ceará. Participaram 117 pessoas, sendo 72 videntes e 45 cegos. Houve predominância de pessoas sem diagnóstico de hipertensão (81,2%); mulheres (63,2%); de 18 a 39 anos (43,6%); com ensino médio completo (47,9%); sem companheiro (57,3%); católicos (72,6%); empregados (53,8%), recebendo renda até 2 salários mínimos (61,5%). Quanto a avaliação da aprendizagem, ao comparar as afirmativas acertadas entre pré e pós-teste, constatou-se aumento significativo (p<0,0001) da média de acertos no pós-teste em todos os níveis de complexidade, com maior proporção nas de alta complexidade. Ao comparar os acertos entre gêneros, não houve significância estatística que os diferenciasse, ambos geraram médias e medianas similares com maior número de acertos nas afirmativas de alta complexidade. Conclui-se que não é possível diferenciar a aprendizagem de um gênero em detrimento de outro, comprovando que ambos os gêneros possuem capacidade similar de aprendizado e interesse. Assim como, que o “Manual Educativo Online Acessível sobre Hipertensão Arterial: conheça como prevenir” é uma ferramenta efetiva na construção de aprendizagem.
Abstract: Hypertension is a multifactorial condition, in which the patient has constant high blood pressure. Countries such as Brazil displays higher mortality rates caused by ypertension illness', affecting both men and women. Men are harder to reach relating to health education, presenting the lowest life expectancy and an important knowledge deficit despite the creation and implementation of the Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. The aim was to assess and compare knowledge of men and women about risk factors and means to prevent arterial hypertension, by utilizing an accessible online manual on arterial hypertension. The study’s method is quasi-experimental to assess learning, that data collects took place in January 2017 until March 2018 in an educational facility for the blind and in the homes of seeing people. Participated in this study 117 people, 72 seeing people and 45 blind people. There was a predominance of non-hypertensive individuals (81.2%); women (63.2%); 18-39 years (43.6%); secondary education (47.9%); Catholic (72.6%); employed (53.8%); receiving income up to 2 minimum wages (61.5%). Regarding the evaluation of learning, when comparing the correct affirmatives between pre- and post-test, a significant increase (p<0.0001) in the post-test average scores was observed at all levels of complexity, with a higher roportion in high complexity ones. By evaluating gender, there was no statistical significance between the number of their correct affirmatives, both groups presented similar mean, median and average median, with higher proportion in high complexity ones. It has been concluded that is not possible to differentiate learning by gender, both genders have similar capacities of interest and learning. Also, that the accessible online manual on arterial hypertension is an effective tool to build knowledge about this disease.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43597
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_abqdoliveira.pdf598,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.