Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43577
Title in Portuguese: Aspectos gerais da larvicultura do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) no laboratório da Aquacrusta Marinha Ltda
Author: Menezes, Isaac Kennedy Brasil de
Advisor(s): Igarashi, Marco Antônio
Co-advisor(s): Marinho Júnior, Mozart
Keywords: Engenharia de Pesca
Camarões
Issue Date: 2002
Citation: MENEZES, Isaac Kennedy Brasil de. Aspectos gerais da larvicultura do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) no laboratório da Aquacrusta Marinha Ltda. 2002. 38 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
Abstract in Portuguese: A carcinicultura é uma atividade importante e viável economicamente, envolvendo a produção racional de camarões em quaisquer fases de desenvolvimento. 0 presente estagio foi realizado no período de 10 de julho a 11 de agosto de 2001, no laboratório de produção de pós-larva da Aquacrusta Marinha Ltda., empresa subsidiada a fazenda de engorda Artemisa Aquicultura S. A, visando acompanhar a produção em escala comercial de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei. Foram desenvolvidas atividades nos seguintes setores do laboratório: i) tratamento da água, ii) cepário; iii) cultivo massivo de microalgas; iv) produção de Artemia e; v) larvicultura. Com base nos resultados, verificamos que o manejo correto no processo de larvicultura da Aquacrusta Marinha Ltda., tais como a manutenção da qualidade da água, alimentação adequada, prevenção de enfermidades (biossegurança), bem como o controle dos parâmetros físico-químicos, leva a produção de larvas de alta qualidade. A capacidade de produção de pós-larvas do laboratório é de quinze milhões. No período de estágio a demanda do laboratório só supriu a necessidade da fazenda. Porém, o sistema poderia ser mais produtivo se houvesse mais água doce disponível principalmente na descapsulação de Artemia, captação de água marinha com qualidade oceânica, maior controle na entrada de pessoal no laboratório, utilização de probióticos, ampliação do cepário e reimplantação do sistema "raceway", além da construção de um setor de maturação de reprodutores, evitando assim problemas com o fornecimento de náuplios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43577
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_tcc_ikbmeneses.pdf40,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.