Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43549
Title in Portuguese: Moisés Matias de Moura: cordel e notícia
Author: Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Keywords: Literatura de cordel
Literatura de cordel brasileira
Moura, Moises Matias de, 1891-1976
Cordelistas
Cultura e Linguagem
Issue Date: 2007
Publisher: Revista Cultura Crítica
Citation: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Moisés Matias de Moura: cordel e notícia. Revista Cultura Crítica, São Paulo (SP), n. 06, p. 83-87, jul./dez. 2007.
Abstract in Portuguese: Estudos recentes, menos impressionistas e mais densos sobre cordel (Pires Ferreira, Kunz e Matos), abrem perspectivas de leituras e apontam para a valorização de folhetos até então considerados menores, pelo caráter de encomenda.Em seu texto sobre a Indústria Cultural, Morin (1959) apregoa a dosagem da redundância com a novidade. Pode-se pensar que, com a exaustão dos clássicos, o folheto jornalístico vem suprir a parte do novo. Nesse contexto de produção de folhetos, veiculando as mortes de Getúlio Vargas (1954), Luiz Gonzaga (1989) e a visita do Papa João Paulo II (1980), ganharam destaque José Soares, o "poeta-repórter do Recife", Raimundo de Santa Helena, da Feira de São Cristóvão (Rio de Janeiro), e Abraão Batista, de Juazeiro do Norte. Moisés Matias de Moura, no entanto, caiu no esquecimento. Vale a pena chamar a atenção para sua importância no que se refere ao folheto de acontecido ou noticioso, nas notas de rodapé dos ciclos propostos pelos que se dedicam a catalogar essa produção. O cordel seria grande demais para caber nas gavetas dos entomólogos, e vivo o bastante para recusar-se a ser "a beleza do morto", expressão cunhada por De Certeau.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43549
ISSN: 1981-0911
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_art_fgccarvalho.pdf7,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.