Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43548
Title in Portuguese: A arte de seduzir: literatura, jornalismo e publicidade
Author: Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de
Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Keywords: História da Literatura
Jornalismo e Literatura
Publicidade
Issue Date: 2015
Publisher: Expressão Gráfica e Editora
Citation: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. A arte de seduzir: literatura, jornalismo e publicidade. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 41-56.
Abstract in Portuguese: [...]Com muito esforço e ímpeto de pesquisador podemos olhar para trás e vislumbrarmos um momento em que ainda não existia a codificação jornalística. Caiu sobre o Brasil uma pesada e nefasta interdição de prelos e, conseqüentemente, de impressos, entre o "achamento" ou descobrimento oficial, em 1500 e a abertura dos portos, com a chegada da família imperial, em 1808. Como não existia jornal, as informações corriam ou pela oralidade, mais difusa, sujeita a modificações durante o percurso e próxima da fofoca e a comunicação formal dos editos, das leis e normas, do que a ordem prescrevia. O primeiro jornal, em 1808, deve ter sido um espanto, pela possibilidade de brincar de imprimir. A maquinaria tinha sido adquirida pela Corte para um jornal que circularia em Lisboa. A ameaça napoleônica mudou o curso da História, da embarcação e as máquinas aportaram no Rio de Janeiro. Estavam lançadas as bases de uma imprensa oficial, palaciana e sem possibilidade de críticas, longe da formação de um sentimento de brasilidade, que já dava sinais de vida por essas plagas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43548
ISBN: 978-85-420-0725-1
Appears in Collections:DCSO - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_amrmgutierrezfgccarvalho.pdf9,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.