Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43537
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O ator frente à máscara |
Autor(es): | Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante |
Palavras-chave: | Teatro de máscaras;Máscaras;Arte folclórica;Teatro (Literatura);Artes cênicas |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Expressão Gráfica e Editora |
Citação: | GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; BARROSO, Raimundo Oswald Cavalcante. O ator frente à máscara. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 21-40. |
Resumo: | A mim, sempre pareceu que o segredo do teatro está nas máscaras e que, não por acaso, ela é seu símbolo. Até hoje, considero que, grosso modo, os atores se dividem entre aqueles que dão vida aos personagens e aqueles que se disfarçam nos mesmos. Ambos, porém, usam máscaras, mesmo que não como um adereço acrescentado a seu corpo. Explico melhor, a máscara é sempre um elemento integrante do jogo teatral, até quando o ator utiliza o próprio corpo para lhe dar forma. Um rosto pintado ou até um rosto enrijecido pode funcionar como uma máscara, entendida como a fixação de um semblante, de uma fisionomia. O mesmo fenômeno acontece com a mecanização de um corpo. No primeiro caso se tem uma máscara apenas facial e, no segundo, uma máscara corporal.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43537 |
ISBN: | 978-85-420-0725-1 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_amrmgutierrezrocbarroso.pdf | 10,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.