Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43523
Tipo: TCC
Título: Determinação da taxa de mortalidade de Artemia sp alimentada com diferentes dietas, em condições de laboratório
Autor(es): Santos, Lourival Ricardo Marques dos
Orientador: Klein, Vera Lúcia Mota
Coorientador: Viana, Maria Selma Ribeiro
Palavras-chave: Artemia sp(Micricrustáceo);Engenharia de Pesca
Data do documento: 1998
Citação: SANTOS, Lourival Ricardo Marques dos. Determinação da taxa de mortalidade de Artemia sp alimentada com diferentes dietas, em condições de laboratório. 1998. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.
Resumo: A produção do microcrustáceo Artemia sp no Brasil encontra-se voltada principalmente para uso nos cultivos de larvas de crustáceos e peixes, de elevado valor comercial, sendo utilizadas vivas, como náuplios ou adultos, como biomassa congelada e também microencapsulada. A adoção de uma dieta alimentar balanceada no cultivo deste pequeno crustáceo está relacionada com a produção de microorganismos, tais como microalgas e bactérias, bem como rações. 0 regime alimentar é um fator importante para se manter um cultivo de organismos aquáticos e sua qualidade e abundância influenciam o crescimento, a longevidade e mortalidade destes seres, e portanto, em sua saúde. Foram investigados no presente experimento a taxa de mortalidade de artemias nos estágios INSTAR I e II. A sequência de alimentação constou de uma bateria com seis tratamentos diferenciados, cujas dietas foram elaboradas com a diatomácea Chaetoceros gracilis e a bactéria desidratada Pseudomonas aeruginosa, isoladas ou associadamente. Durante o período do cultivo calculou-se o coeficiente de mortalidade total das artemias, utilizando-se a fórmula: z= - In (S). O tratamento contendo 50% de microalgas promoveu o melhor resultado, com z= 0, 0173 x dia -1, seguido em ordem decrescente, pelas dietas contendo 90% de microalgas, com z= 0,0227 x d1a-1 e a dieta com 70% de microalgas, com z= 0,0238 x d1a-1. A dieta contendo apenas bactérias resultou no pior esempenho,"com z= 0,0529 x dia-1. O controle alimentar utilizando apenas microalgas, resultou em z= 0,0138 x A análise de variância mostrou que apenas o tratamento com alimento constituído exclusivamente pelas bactérias apresentou coeficiente de mortalidade total estatiticamente significante maior que as outras dietas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43523
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_tcc_lrmsantos.pdf48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.