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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43435
Tipo: | Dissertação |
Título: | A garganta da terra: música, memória e conflito agrário nos montes de Maria (Colômbia) (1960-2000) |
Autor(es): | Díaz, Jaili Ivinai Buelvas |
Orientador: | Martins Júnior, Viana Mário |
Palavras-chave: | Música;Memória;Montes de Maria;Colômbia |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | DÍAZ, Jaili Ivinai Buelvas. A garganta da terra: música, memória e conflito agrário nos montes de Maria (Colômbia) (1960-2000). 2019. 209f.- Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós- Graduação em História, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | Esta dissertação busca analisar as lutas pelo controle da terra na região dos Montes de Maria, no norte da Colômbia, desde a produção musical agrícola dos seus habitantes. A luta pela terra nessa região alcança o seu momento mais álgido a partir do ano 1960 com a fundação da Asociación Nacional de Usuários Campesinos – ANUC, que rapidamente se tornou contra o mesmo Estado devido as condições de desvantagem identificadas pelos camponeses e as correspondentes ações que eles levaram a cabo para exigir os seus direitos ao Estado e aos grandes latifundiários. A partir dessa luta, a região se enfrentou numa forte confrontação armada, com seu pico máximo nas dedadas de 80 e 90. Paralelo à organização política, esta dissertação defende que a produção cultural dos moradores tinha particularidades associadas com a sua cosmovisão que nos permite entender muito melhor este processo político. Dessa forma, a música de gaitas aparece como uma ferramenta de análise da situação social, como expressão da identidade e do pensamento local da região e como mediadora do político. A relação música-corpo-terra, inscrita na prática musical, nos permite entender a complicada situação social e manifesta os objetivos da luta pela terra como uma luta pela possibilidade de existência cultural dos campesinos-gaiteros montemarianos nas últimas quatro décadas do século XX. Para isso, analisam-se fontes orais e documentos associados à produção agrícola e às lutas pela terra na região. |
Abstract: | This dissertation analyzes the struggles for land in the Montes de Maria region in northern Colombia, from the agricultural production of its inhabitants. The struggle for land in this region reached its peak since the year 1960 with the founding of the Asociación Nacional de Usuarios Campesinos - ANUC [National Association of Peasant Users], which quickly turned against the State due to the disadvantage conditions identified by the peasants and the corresponding actions that they carried out to demand their rights to the State and landowners. From this struggle, the region faced an armed confrontation, with its maximum peak in the 80s and 90s. Parallel to the political organization, this dissertation argues that the cultural production of the residents had particularities associated with their worldview that allows us to understand much better this political process. Thus, the music of gaitas appears as a tool for analyzing the social situation, as an expression of local identity and thought in the region and as a mediator of the political. The music-body-land relationship, inscribed in the musical practice, allows us to understand the complicated social situation and manifests the objectives of the struggle for the land as a struggle for the possibility of cultural existence of the montemarian campesinosgaiteros in the last four decades of the twentieth century. For this, we analyze oral sources and documents associated with agricultural production and the struggles for land in the region. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43435 |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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2019_dis_jbdiaz | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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