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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC Brasil): o currículo de referência e as perspectivas da educação profissional de nível médio na modalidade semipresencial
Autor(es): Paula, Neidimar Lopes Matias de
Joye, Cassandra Ribeiro
Palavras-chave: Currículo Básico;Educação Profissional;Educação Média;Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec);Formação Profissional Técnica
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PAULA, Neidimar Lopes Matias de; JOYE, Cassandra Ribeiro. Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC Brasil): o currículo de referência e as perspectivas da educação profissional de nível médio na modalidade semipresencial. IN: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 397-415.
Resumo: No Brasil, o termo Educação Profissional origina-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como finalidade criar cursos que favoreçam o acesso de estudantes e profissionais de modo geral ao mundo do trabalho. De acordo com o Art. 39 da referida lei, a "Educação Profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva". Com base no que afirma a lei, vários programas e políticas públicas têm sido implantados, visando ao suprimento das demandas existentes no mercado profissional brasileiro. [...] Nesse sentido, este artigo está centrado numa investigação qualitativa sobre a estrutura curricular da Educação Profissional, de modo particular dos cursos do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil, ofertados na modalidade semipresencial. Apresenta uma breve descrição teórica sobre currículo, firmada nas concepções de autores como Moreira & Silva (2011), Goodson (2011), entre outros. Contém também uma explanação sobre a Educação Profissional no Brasil e a construção de um Currículo baseado em competências, em que se traça um pouco da história dessa modalidade, apontando o arcabouço legal que a ampara, ao mesmo tempo em que são apresentadas algumas reflexões acerca do conceito de competência sob a ótica de autores contemporâneos como Perrenoud (1999), Melo & Turmena (2011), procurando confrontar essas reflexões com o que tratam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43416
ISBN: 978 85 7282 585 6
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