Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43351
Title in Portuguese: Susceptibilidade de cepas de escherichia coli, isoladas de água, camarão e sedimento de viveiros de três fazendas do estado do Ceará, a diferentes antimicrobianos
Author: Carvalho, Edirsana Maria Ribeiro de
Advisor(s): Vieira, Regina Helena dos Fernandes
Keywords: Engenharia de pesca
Issue Date: 2006
Citation: CARVALHO, Edirsana Maria Ribeiro de. Susceptibilidade de cepas de escherichia coli, isoladas de água, camarão e sedimento de viveiros de três fazendas do estado do Ceará, a diferença antimicrobianos. 44 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Abstract in Portuguese: Os antibióticos são substancias naturais, sintéticas ou semi - sintéticas, que inibem o crescimento bacteriano. Estes medicamentos são classificados como bactericidas ou bacteriostáticos. Os bactericidas matam o microrganismo diretamente e os bacteriostáticos impedem seu crescimento. A utilização desses medicamentos ao longo dos anos acarretou o surgimento de bactérias resistentes, o que está preocupando a comunidade médica uma vez que, o tratamento realizado com estes fármacos não obtém eficácia. Faz — se necessário realizar novas pesquisas para desenvolver novos medicamentos para assim obter um excelente resultado contra estas bactérias. O presente trabalho teve como objetivo testar a susceptibilidade de cepas de Escherichia coli, isoladas de água, camarões de cultivo e de amostras de sedimento de viveiros de fazendas de carcinicultura a diferentes antibióticos. Em laboratório, os testes de antibiograma foram realizados através do método de difusão (Teste de Kirbey-Bauer) e os antibióticos utilizados foram: ampicilina (AMP), tetraciclina (TET), imipenem (IMP), ciprofloxacin (CIP), nitrofurantoína (NIT), sulfazotrim (SUT), cefoxetina (CFO) e ácido nalidíxico (NAL). Os antibióticos que apresentaram maior eficiência para as 35 cepas de Escherichia coli analisadas foram: SUT (100%), NAL (97,14 %), CIP (91,43%), IMP (85,71%), CFO (82,86%), TET (80,00%), NIT (77,14%) e a AMP (62,86%).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43351
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_emrcarvalho.pdf32,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.