Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4334
Title in Portuguese: Cuidado de enfermagem à criança hospitalizada : uma experiência na percepção discente-docente
Title: Nursing care to the intern child : teachers and student’s experiences and awarness
Author: Lúcio, Ingrid Martins Leite
Beserra, Eveline Pinheiro
Cardoso, Maria vera Lúcia Moreira Leitão
Keywords: Educação em Enfermagem
Hospitais Públicos
Criança Hospitalizada
Issue Date: 2007
Publisher: Revista RENE
Citation: LÚCIO, I. M. L. ; BESERRA, E. P. ; CARDOSO, M. V. L. M. L. Cuidado de enfermagem à criança hospitalizada : uma experiência na percepção discente-docente. Rev. RENE, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 85-92, maio/ago. 2007.
Abstract in Portuguese: Objetivamos descrever uma experiência de cuidado de enfermagem à criança hospitalizada buscando uma reflexão na ótica discente-docente. Ocorreu numa unidade pediátrica de um hospital público, em Fortaleza – CE, durante o mês de maio de 2005. Como partida, adotamos os registros do diário de campo da aluna, autora principal desse relato, e tecemos reflexões na perspectiva do docente, apresentadas em temáticas. Acompanharam o processo de ensino-aprendizagem sentimentos, motivadores e não motivadores, e o desenvolvimento das relações interpessoais entre aluno-professorpaciente, aluno-família-equipe e aluno-aluno. Constatamos a divergência entre a teoria abordada em sala de aula e a realidade do campo de prática. Ponderamos acerca da preparação do aluno diante da inserção no cuidado de enfermagem à criança e do papel do professor.
Abstract: The aim of the present study was to describe a nursing care experience to the hospitalized child with focus on the teachers’ and students’ point of view. It took place in a pediatric unit of a public hospital in Fortaleza-CE, in May 2005. As a starting point we used the data from the student who was the main author of this report’s. field diary, and from which were gathered thoughts of the teacher’s’ point of view. This step was followed by the teaching-learning, procedures of motivational and non-motivational feelings and also by the development of interpersonal relationships between student-teacherpatient, student-family-team and student-student. The findings showed differences of opinion between the theory given in class and the reality of field practice. This research helped to ponder on the teacher’s role and the students’ preparation before engaging in a nursing care experience towards children.
Abstract in Spanish: El objetivo de este estudio fue describir una experiencia relacionada al cuidado de enfermería que se le da al niño hospitalizado, buscando una reflexión desde el punto de vista alumna/o-docente. Dicho estudio ocurrió en una unidad pediátrica de un hospital público, en Fortaleza – CE, durante el mes de mayo de 2005. Como punto de partida, adoptamos el análisis de los registros del diario de campo de la alumna – autora principal de ese relato – y se hilaron reflexiones desde la perspectiva del docente, presentadas en formas temáticas. Acompañaron el proceso de enseñanza-aprendizaje: sentimientos motivadores y no motivadores, y el desarrollo de las relaciones interpersonales entre alumno-profesorpaciente, alumno-familia-equipo y alumno-alumno. Se constató una divergencia entre la teoría abordada en el aula y la realidad del campo de práctica. Se reflexionó sobre la preparación del alumno al ser inserido en el cuidado de enfermería del niño y de la función del profesor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4334
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_art_imllucio.pdf100,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.