Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43299
Title in Portuguese: Sobrevivência de vibrio parahaemolyticus em camarão sete-barbas, Xiphopenaeus Kroyeri, estocado em temperaturas de resfriamento e congelamento
Author: Sousa, Dannielle Batista Rolim
Advisor(s): Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Keywords: Camarões
Issue Date: 2004
Citation: SOUSA, Dannielle Batista Rolim. Sobrevivência de vibrio parahaemolyticus em camarão sete-barbas, Xiphopenaeus Kroyeri, estocado em temperaturas de resfriamento e congelamento. 2004. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
Abstract in Portuguese: 0 presente trabalho teve como objetivo verificar a sobrevivência de Vibrio parahaemolyticus, inoculado em homogenato do camarão sete barbas, Xiphopenaeus kroyeri estéril, incubado a diferentes temperaturas de refrigeração (geladeira, freezer e gelo) por sete dies, bem como observer qual dessas temperaturas é mais favorável à recuperação da bactéria. Foram realizadas três coletas, no período de setembro a outubro de 2003. 0 camarão foi adquirido na Feira de Pescado da Praia do Mucuripe, Fortaleza-Ceará. Em laboratório, 600g de camarão eram lavados com água destilada e imersos em ague fervente por dez minutos para eliminar qualquer Vibrio que estivesse na amostra. A contaminação do camarão foi feita mediante o contacto dos animais com 107 de cultura de Vibrio parahaemolyticus, por cinco minutos. A amostra era dividida em 22 frações, de 25g sendo uma delas usada para contagem no tempo zero e as restantes divididas em três lotes sendo estocadas em três temperaturas: geladeira (12°C), gelo (0°C) e freezer (<-10°C). Por sete dias seguidos, os Vibrio parahaemolyticus eram quantificados nos camarões, através do Método de Contagem Padrão em Placas, em meios ágar TCBS e PCA. Mesmo sendo sensível a baixas temperatures, foi possível a recuperação de células da bactéria por até sete dias de incubação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43299
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_tcc_dbrsousa.pdf29,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.