Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43250
Tipo: TCC
Título: Determinação do teor de colesterol total em pescado de água marinha e doce
Autor(es): Caúla, Francisco Charles Barros
Orientador: Maia, Everardo Lima
Palavras-chave: Pescado
Data do documento: 2000
Citação: CAÚLA, Francisco Charles Barros. Determinação do teor de colesterol total em pescado de água marinha e doce. 2000. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Resumo: 0 presente trabalho teve como objetivo principal determinar o teor de colesterol total em pescado de agua marinha e doce. A composição química também foi investigada. 0 estudo dos esterciis de óleos marinhos tem-se intensificado pela implicação do colesterol em diversas doenças cardiovasculares e a conseqüente redução deste composto pela ingestão de óleos poliinsaturados marinhos. O crescente destas doenças no quadro nacional provocou um maior interesse pelo estudo deste composto. Um outro fascínio que esta molecule causa nos seus estudiosos é a sua propriedade de ser OW ao organismo, mas ao mesmo tempo em excesso o colesterol pode torna-se letal. A finalidade desta pesquisa é analisar e comparar o pescado, que é considerado uma fonte pobre em colesterol, com outros alimentos que possuem um alto teor deste esteráide. As amostras para a realização desta pesquisa foram algumas espécies de peixes, crustáceos e moluscos comercializados em Fortaleza — Ceara. Elas foram adquiridas em pontos de comercialização (mercados, feiras-livres, Beira Mar/Mucuripe, etc), da maneira que são vendidas (frescas, resfriadas ou congeladas). Neste trabalho os peixes escolhidos foram o híbrido de Oreochromis mossambicus x homorium, Tilápia vermelha, e o Lutjanus purpureus, Pargo. Dentre os crustáceos, foram avaliados o Ucides cordatus, Caranguejo uçá, e o Penaeus schimitti, Camarão branco. Com relação ao molusco, foi estudado a Crassotrea rhizopharea, Ostra do mangue. Corn respeito a composição química centesimal, as seguintes percentagens médias foram obtidas, respectivamente para tilápia vermelha, pargo, caranguejo, camarão e ostra: umidade- 78,6; 78,5; 78,3; 81,5; 83,8. Proteína total- 17,9; 17,4; 16,9; 11,3; 7,6. Lipídios totais- 1,6; 0,7 ;0,6; 0,9; 2,6. Cinzas- 1,3; 1,2; 2,6; 2,3; 1,5. Carboidratos- 0,6; 2,2; 1,6; 4,2; 4,5. Para conhecermos o teor de colesterol das amostras foi aplicado o método colorimétrico. 0 teor de colesterol médio para a tilapia vermelha foi 33,4 mg col/ 100g. Já para o pargo foi de 23,6 mg col/ 100g. Com relação aos crustáceos o caranguejo apresentou 39,1 mg col/ 100g e o camarão mostrou um maior colesterol com 55,6 mg col/ 100g. A ostra apresentou um colesterol médio em torno de 95 mg col/ 100g.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43250
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tcc_fcbcaula.pdf51,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.