Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43229
Title in Portuguese: O lúdico no ensino da matemática: o nim, o tangram e os pentaminós como ferramentas de aprendizagem.
Title: The ludic in the teaching of mathematics: neem, tangram and pentaminós as learning tools.
Author: Ferreira, Antonio Erivan Bezerra
Advisor(s): Nunes, José Valter Lopes
Keywords: Jogos no ensino de matemática
Jogo de Nim
Pentaminó
Tangram
Teorema de Bouton
Issue Date: 2019
Citation: FERREIRA, Antonio Erivan Bezerra. O lúdico no ensino da matemática: o nim, o tangram e os pentaminós como ferramentas de aprendizagem. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O objetivo principal deste trabalho é apresentar atividades lúdicas como recurso para melhorar a aprendizagem da Matemática, buscando estabelecer a relação existente entre o jogo, o ensino e a aprendizagem de novos conhecimentos matemáticos. Procuramos destacar o papel pedagógico dos jogos quando da exploração e aplicação de conceitos matemáticos através da elaboração de estratégias; e ainda mostrar que, ao utilizarmos os jogos no ensino de Matemática, podemos melhorar a aprendizagem, estimular a concentração, fazer o educando se envolver ainda mais, tornando possível assim o desenvolvimento de habilidades no indivíduo, bem como torná-lo aliado na aquisição de conhecimentos matemáticos. Mostramos também que, ao utilizar jogos no ensino da Matemática, o aluno torna-se motivado, favorecendo a interrelação e fazendo com que o educando passe a protagonizar o seu processo de aprendizagem. Finalmente, procuramos mostrar a estratégia matemática que leva à vitoria do jogo Nim em duas versões, uma utilizando o Algorítmo da divisão e outra utilizando o sistema de numeração binário.
Abstract: The main objective of this work is to present play activities as a resource to improve the learning of Mathematics, seeking to establish the relationship between the game, teaching and learning new mathematical knowledge. We try to highlight the pedagogical role of games when exploring and applying mathematical concepts through the elaboration of strategies; and to show that by using games in Mathematics teaching, we can improve learning, stimulate concentration, make the learner more involved, thus making it possible to develop skills in the individual as well as make him an ally in the acquisition of mathematical knowledge. We also show that, when using games in Mathematics teaching, the student becomes motivated, favoring the interrelation and causing the learner to take the lead in the learning process. Finally, we try to show the mathematical strategy that leads to the victory of the game Nim in two versions, one using the Algorithm of the division and another using the system of binary numbering.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43229
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_aebferreira.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.