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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorPoulin, Jean-Robert-
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:48:11Z-
dc.date.available2019-06-28T15:48:11Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 60331 29 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinistério da Educação; Secretaria de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual (AEE) - Educação básicapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - deficiência intelectualpt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste fascículo foi concebido para subsidiar o Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos com deficiência intelectual. Detalha o trabalho desse professor o qual gravita em torno de três pólos: gestão dos processos de aprendizagem, avaliação e acompanhamento. A gestão da aprendizagem inclui os processos de aprendizagem de seu aluno no interior da sala multifuncional e fora dela; a avaliação incide sobre as possibilidades e as dificuldades de aprendizagem em interação com o meio escolar e familiar; o acompanhamento implica no desenvolvimento de ações específicas visando à evolução do aluno e à transformação das ações dos diferentes atores que atuam com esse aluno. Este fascículo se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor é levado a se inclinar sobre um tipo de pedagogia freqüente nos meios educacionais, especialmente quando se refere aos alunos com deficiência intelectual. Trata-se da pedagogia da negação. Posteriormente, o texto aborda sobre as diversas funções as quais o professor que atua no âmbito do Atendimento Educacional Especializado deve assumir na sala de recursos multifuncional, na sua interlocução com a sala de aula regular, com a escola e na interface com a família. Quais são essas funções? Como elas deveriam ser assumidas? São essas questões que esta primeira parte deste fascículo tenta responder, propondo sugestões e ilustrações capazes de guiar o professor nas suas intervenções no quotidiano da sala de recurso multifuncional. Este último aspecto é tratado através de um estudo de caso. A segunda parte aborda as bases conceituais relativas ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Trata das principais características do desenvolvimento e da aprendizagem desses alunos, discutindo, inclusive, a definição da deficiência intelectual e sua implicação nas ações pedagógicas voltadas para o aluno que apresenta esse tipo de deficiência. [...]pt_BR
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