Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215
Title in Portuguese: A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez
Author: Alvez, Carla Barbosa
Ferreira, Josimário de Paula
Damázio, Mirlene Ferreira Macedo
Keywords: Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Surdez
Ensino Bilíngue - Pedagogia - Surdez
Surdez - habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas.
Issue Date: 2010
Publisher: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial
Citation: ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar.Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 27p.
Abstract in Portuguese: A construção de um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado - AEE para pessoas com surdez, numa perspectiva inclusiva, com base em princípios decorrentes dos novos paradigmas, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão e planejamento da escola brasileira. Nossa intenção é esclarecer que o ato educativo relativo ao contexto da escola para o aluno com surdez, no que diz respeito ao cotidiano pedagógico, precisa ser redirecionado, construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. Propomos considerar a pessoa com surdez, o conhecimento e o objeto de estudo a partir da base conceitual do pensamento pós-moderno, que envolve epistemologicamente a complexidade do fenômeno inter e intra-humano e estabelece uma simbiose entre a educação da consciência e da instrução da inteligência. Apresentamos neste fascículo uma proposta capaz de gerar novos ambientes de aprendizagem, em que o AEE na modalidade complementar ou suplementar a classe comum, tece o ensino mediante uma teoria que leva em conta o conhecimento produzido pelos sujeitos e se estabelece em forma de conexões. O AEE, como um lócus epistemológico da educação inclusiva, constitui esta proposta voltada aos alunos com surdez que visa a preparar para a individualidade e a coletividade, provocando um processo dialógico, de superação da imanência e a busca de mudanças sociais, culturais e filosóficas. Uma ruptura de fronteiras para as infinitas possibilidades humanas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978 85 60331 29 1
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_liv_cbalvez.pdf16,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.