Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
Title in Portuguese: A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
Author: Coelho, July Santiago
Ferreira, Larissa Araújo
Costa, Victor Levi da
Alencar, Roberta Eveline Figueiredo
Bustamante Junior, Juan de Dios
Keywords: Pilares
História de vida
aprendizagem cooperativa
Issue Date: 2016
Citation: COELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Portuguese: RESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jscoelho.pdf49,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.