Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43148
Tipo: Resumo
Título: Grupo de pesquisa democracia de direito
Autor(es): Araújo, Geórgia Oliveira
Messias, Gretha Leite Maria de
Palavras-chave: Pesquisa;Democracia;Judiciário
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAÚJO, Geórgia Oliveira; MESSIAS, Gretha Leite Maia de. Grupo de pesquisa democracia de direito. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O Grupo de Pesquisa Democracia e Direito (GPDD) iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014, ligado à Faculdade de Direito como um projeto de graduação. É liderado pela profª Gretha Leite Maia e tem por objetivos desenvolver atividades de estudos e pesquisas, produção e publicação de artigos, além de compor um espaço de debate sobre a relação entre Democracia, Política e Direito e demais temáticas correlatas, tendo por foco alunos da graduação. Em sua primeira formação foi idealizada uma obra coletiva lançada em 02/06/2016 com o título de “Democracia e Direito: instituições, correlações e interfaces”. O livro é composto de 11 artigos, dos quais 10 são de autoria de alunos da graduação e versam sobre a relação do Direito com o pensamento de Hannah Arendt, Marcelo Neves, Niklas Luhmann e Michel Foucault. No segundo semestre de 2016, impulsionado pela repercussão da sua primeira publicação e pela proposta de dar continuidade a um modelo colaborativo de pesquisa, o GPDD iniciou uma nova fase de produção com a seleção de alunos para compor o projeto de publicação com o tema “Estudos sobre o Judiciário”. O Poder Judiciário é apresentado ao estudante de Direito sob a sua definição constitucional de Poder do Estado, ao qual compete processar e julgar, identificados seus Tribunais e Juízes e definida a repartição de competências jurisdicionais. O objetivo desse projeto de pesquisa é apresentar o Judiciário por meio das relações institucionais que se desdobram a partir da interdependência entre os Poderes Legislativo e Executivo, e se multiplicam nas relações entre o Judiciário e o sistema penitenciário, entre o Judiciário e a Mídia e entre o Judiciário e a Constituição. Nessa trajetória, observa-se a recente cultura de judicialização que se instala no Brasil. São, portanto, estudos que buscam ampliar os horizontes de compreensão deste Poder que tem assumido um protagonismo que divide opiniões.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43148
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_goaraujo.pdf49,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.