Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43142
Title in Portuguese: Avaliação biomecânica dos atletas do desporto universitário da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência.
Author: Ferreira, Victor Matheus Leite Mascarenhas
Lima, Alane Almeida
Tilesse, Escarllet Alves
Coelho, Anita Camila Sampaio
Lima, Yuri Lopes
Lima, Pedro Olavo de Paula
Keywords: Biomecânica.
Prevenção de Lesão.
Desporto.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FERREIRA, Victor Matheus Leite Mascarenhas et al. Avaliação biomecânica dos atletas do desporto universitário da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Abstract in Portuguese: Introdução: A realização de atividades esportivas pode expor os atletas a lesões frequentemente difíceis de serem tratadas e que geram impactos além de físicos, também sociais e emocionais. Para que se reduza o risco de lesões nesta população é importante que se empreguem estratégias de prevenções que levem em consideração os aspectos biomecânicos e epidemiológicos presentes neste contexto. O COFITO na sua resolução de número 395 publicada em 2011 afirma que o desenvolvimento de programas preventivos no contexto esportivo faz parte do domínio de conhecimentos do fisioterapeuta especialista em esportes. Objetivo: relatar a experiência da primeira avaliação biomecânica pré-temporada realizada pelos alunos de fisioterapia bolsistas do desporto universitário e os professores da Liga de Fisioterapia Esportiva da Universidade Federal do Ceará. Métodos: As avaliações foram realizadas de julho a dezembro de 2015 na quadra do CEU da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas avaliações da amplitude de dorso-flexão de tornozelo pelo teste de Lunge, amplitude de rotação interna de quadril através da goniometria, força da musculatura póstero-lateral do quadril utilizando o dinamômetro de mão e avaliação do controle neuromuscular através do teste step-down. Resultados: Foram avaliados 80 atletas no total, sendo 49 mulheres e 31 homens, das seguintes modalidades: Basquetebol masculino e feminino, Handebol feminino, Futsal masculino e feminino e Voleibol masculino. Conclusão: As avaliações biomecânicas foram realizadas no local de treino dos atletas possibilitando grande adesão. Os dados coletados permitirão análises das principais lesões e disfunções biomecânicas que uma vez identificadas facilitarão o desenho de estratégias de prevenção de lesão que poderão ser aplicadas as equipes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43142
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_vmlmferreira.pdf50,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.