Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43099
Title in Portuguese: Campanhas eleitorais em tempos de Internet: O caso de Elmano de Freitas (PT) na eleição municipal de 2012
Author: Barbosa, Davi Montenegro Claudino
Advisor(s): Gonçalves, Danyelle Nilin
Keywords: Internet na Campanha Eleitoral - Fortaleza (CE) - 2012
Mídia social - Aspectos políticos - Fortaleza (CE) - 2012
Redes sociais - Aspectos políticos - Fortaleza (CE) - 2012
Issue Date: 2013
Citation: BARBOSA, D. M. C. Campanhas eleitorais em tempos de Internet: O caso de Elmano de Freitas (PT) na eleição municipal de 2012. 2013. 81 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Portuguese: À medida que a internet vai se fortalecendo como mecanismo abrangente no que se refere à diversidade de usos, essa tecnologia instiga mudanças com a mesma velocidade com que as produzem. A política, por ser fundamental na construção e manutenção social, adentra no debate a partir do momento em que interage com a tecnologia no processo que se dá na rede virtual, sendo observada aqui como sistema integrante de novas demandas contemporâneas. Esse trabalho se propõe a fazer uma análise da campanha eleitoral de Elmano de Freitas (PT) no Facebook, no pleito municipal de 2012 em Fortaleza. Pelo viés exploratório, a pesquisa se estendeu até a repercussão do resultado nas urnas, buscando entender o processo de propaganda política na rede mundial de computadores e sua aceitação entre os usuários. Como resultado, tem-se o uso das possibilidades de interações mediadas pela Internet na busca pela produção política de uma campanha eleitoral. Apesar de fomentar novas perspectivas e debates acerca do constructo social que envolve a internet, os efeitos ocasionados ainda são imprevisíveis como um todo.
Abstract: As the Internet becomes stronger as the comprehensive mechanism which refers to the variety of uses for this technology instigate changes with the same speed at which they produce. The policy, for being instrumental in building and maintaining social, enters the debate from the moment we interact with technology in the process that takes place in the virtual network, observed here as an integral system of new contemporary demands. This paper aims to make an analysis of the electoral campaign Elmano de Freitas (PT) on Facebook, municipal elections of 2012 in Fortaleza. At exploratory bias, the survey was extended to the impact of the outcome on the ballot, seeking to understand the process of political advertising on the worldwide web and its acceptance among users. As a result, it has been the use of the possibilities of Internet-mediated interactions in the search for political production of an election campaign. Although foster new perspectives and debates about the social construct that involves the internet, caused effects are still unpredictable as a whole.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43099
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS SOCIAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_dmcbarbosa.pdf777,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.