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Title in Portuguese: Educação na primeira república no Ceará: A implantação do grupo escolar de Maranguape
Author: Ponte, Luiza Mikaelly Rocha
Advisor(s): Andrade, Francisco Ari de
Keywords: Edifícios escolares - Maranguape (CE)
Educação - Maranguape (CE)
Escolas - Organização e administração - Maranguape (CE)
Issue Date: 2011
Citation: PONTE, L. M. R. Educação na primeira república no Ceará: A implantação do grupo escolar de Maranguape. 2011. 69 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Abstract in Portuguese: Este trabalho reflete a organização do ensino primário cearense, com a criação do Grupo Escolar, na cidade de Maranguape, região metropolitana e Fortaleza. A iniciativa de pesquisa neste âmbito justifica-se pela experiência como bolsista de iniciação cientifica no projeto intitulado A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX durante os estudos de graduação, cuja pesquisa tratava da organização do ensino cearense na primeira república, no governo Nogueira Accioly. Este período caracteriza-se pela implantação do modelo pedagógico de Grupos Escolares, que se reuniam em um só prédio, superando as escolas isoladas da região. A pesquisa foi delimitada no período de 1916 a 1919. O texto é composto por dois capítulos teóricos e um capítulo de análise de documentos. A pesquisa possibilitou o contato e, a partir dele, uma visão critica da realidade da época. A província do Ceará, como era conhecida a federação na época, ficou responsável pela educação primária para a população. O ensino primário, organizado em primeiro e segundo graus e dividido em cinco classes, encontrava-se em decadência devido à precariedade das escolas que funcionavam isoladas. Diante dessa carência, o Poder Público começou a preocupar-se e então, no ano de 1907, fundou o primeiro grupo escolar cearense. Por conseguinte, no ano de 1916 foi inaugurado, em Maranguape, o segundo grupo escolar da capital.
Abstract: This work reflects the organization of primary Ceará, with the creation of the primary school in the town of Marazion, metropolitan region of Fortaleza. The research initiative in this area is justified by the experience as a scholar of scientific initiative in the project entitled Implementation of the modern elementary school and primary school in Fortaleza, in the early twentieth century during the undergraduate studies, whose research dealt with the organization of teaching Ceara in the first republic, the government Accioly Nogueira. This period is characterized by the implementation of the pedagogical model of school groups who gathered in one building, surpassing the individual schools in the region. The research was delimited in the period 1916 to 1919. The text consists of two chapters and a chapter on theoretical analysis of documents. The research enabled the contact, and from it, a critical view of the reality of time. The province of Ceara, the federation as it was known at the time, was responsible for primary education for the population. Primary education, divided into first and second degrees and divided into five classes, was in decline due to poor schools that operate in isolation. Faced with this shortage, the Government began to worry and then, in 1907, founded the first school group Ceará. Therefore, in the year 1916 opened in Marazion, the second group of school capital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43080
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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