Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42999
Title in Portuguese: Organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Author: Andriola, Wagner Bandeira
Keywords: Avaliação - Princípios
Universidade Federal do Ceará - Avaliação Institucional
Aprendizagem - Universidade Federal do Ceará
Issue Date: 2005
Citation: ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 151-180.
Abstract in Portuguese: Muito provavelmente cada um de nós haverá tentado elaborar; em um dado momento ou situação, algum conceito para avaliação. Cabe destacar que atrás de um mesmo termo se escondem muitos conteúdos semânticos (CASANOVA, 1997). Por exemplo, os ingleses utilizam diferentes palavras para designar os conteúdos que nós incluímos no termo avaliação: accountability, assessment, evaluation, appraisal, sett-evaluation, sett-essessment. etc (CONTERA, 1995; SOBRINHO, 2003). Com isso, desejamos enfatizar dois aspectos: (i) resulta absolutamente imprescindível aclarar o tipo de avaliação ao qual nos referimos, porque (ii) acreditamos, equivocadamente, que estamos entendendo-nos quando abordamos a temática da avaliação. Ao sabermos que estamos lidando com diferentes idéias, visões e conceitos, será possível. então, avançarmos na direção de um modelo conceitual. condizente com os objetivos e metas pretendidas pela sociedade (CASANOVA,1992). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42999
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 85-7282-172-4
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_capliv_wbandriola.pdf19,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.