Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42939
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desventuras de um patrimônio histórico: desafios para a preservação da história de Campina Grande
Autor(es): Oliveira, Thomas Bruno
Oliveira, Liélia Barbosa
Palavras-chave: Territorialidade-Campina Grande;Cultura popular- Campina Grande
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: OLIVEIRA,Thomas Bruno; OLIVEIRA, Liélia Barbosa. Desventuras de um patrimônio histórico: desafios para a preservação da história de Campina Grande. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: Com o decorrer do tempo a cidade de Campina Grande faz jus ao seu título de grandeza sendo este percebido através da extensão do seu território e, por conseguinte a riqueza de sua população produtora de uma cultura peculiar. Campina Grande é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do interior nordestino. Com essa referência, a cidade é conhecida e reconhecida pelo seu desempenho econômico, tecnológico e educacional – no que se refere ao ensino superior – porém, um dos fatores específicos que gostaríamos de tratar é o aspecto educacional e propriamente no que tange a educação dos direitos sociais relacionados à memória e a preservação patrimonial de sua história. Ao longo se seus 147 anos de emancipação política, Campina Grande estabelece uma organicidade administrativa condizente as demais cidades compatíveis a seu porte. Com relação à transformação e/ou ‘modernização’ de seu espaço geográfico, Campina Grande trás marcas históricas que a conduziram por tramitações legais para a garantia da preservação do seu legado patrimonial, de seu passado áureo, de uma cidade em vias de desenvolvimento onde a ‘representação’ das histórias vividas por seus personagens está expresso em vários lugares de memória. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42939
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_tboliveira.pdf7,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.