Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42908
Tipo: TCC
Título: Balneabilidade das praias de Iracema e Náutico (Fortaleza-Ceará) e pesquisas de cepas de escherichia coli patogênicas em suas águas
Autor(es): Vasconcelos, Rakel Hina
Orientador: Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Palavras-chave: Água- qualidade;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2005
Citação: VASCONCELOS, Rakel Hina. Balneabilidade das praias de Iracema e Náutico (Fortaleza-Ceará) e pesquisas de cepas de escherichia coli patogênicas em suas águas. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: Este estudo teve como objetivo o monitoramento microbiológico das praias do Náutico e Iracema, caracterizando se Próprias ou Impróprias para balneabilidade, através do Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais (CF) e Escherichia coli (E. coh). Foram coletadas 15 amostras da água do mar, de cada uma das praias, durante os meses de setembro de 2004 a fevereiro de 2005. A praia do Náutico esteve somente uma semana Imprópria , e a praia de Iracema por duas semanas. O NMP de CF/100mL e de E.co//7100mL das praias do Náutico e da Praia de Iracema variou de < 1,8 a 160.000 e < 1,8 a 170.000, e de < 1,8 a 290/100mL e < 1,8 a 10.000/100mL, respectivamente. Das cepas identificadas como E.coli, 40 destas (isoladas das duas praias) foram testadas quanto a susceptibilidade a alguns antimicrobianos mostrandose resistentes a tetraciclina, gentamicina, ampicilina, sulfametazol-trimetropim, nitrofurantoína, cefalotina e cloranfenicol. Com base nos valores obtidos de CF e E. coli das duas praias, foi possível constatar que os baixos valores encontrados não são preocupantes,.mas é necessário um monitoramento permanente dessas águas, uma vez que, o aumento de freqüentadores nessas praias tende a elevar o nível de poluição.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42908
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_rhvasconcelos.pdf39,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.