Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42906
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Qualidade na educação infantil: proposta de avaliação institucional em busca de novos rumos
Autor(es): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Educação;Qualidade;Atualidade
Data do documento: 2005
Citação: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Qualidade na educação infantil: proposta de avaliação institucional em busca de novos rumos. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 15-34.
Resumo: A relevância deste estudo não está somente no fato de discutir mais uma vez a educação infantil, mas, principalmente, em buscar uma identificação do que realmente representa a qualidade diante dos tantos desafios encontrados na atualidade. Foi proposta uma avaliação das instituições de educação infantil em Fortaleza, buscando definir os indicadores de qualidade, delimitados como sendo: a) proposta pedagógica; b) formação inicial e continuada de seus professores; c) espaço físico. d) instrumentos de avaliação do desenvolvimento da criança e de avaliações internas; (~)Comunicação com os pais; f) satisfação dos participantes. O objetivo geral do estudo foi analisar as instituições de educação infantil, da cidade de Fortaleza, com base nos Indicadores de qualidade acima citados, tendo em vista a Legislação em vigor e a realidade existente, com a finalidade de propor uma sistematização de avaliação institucional para essa etapa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42906
ISBN: 85-7282-172-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_miflciasca.pdf12,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.