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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Paulo Freire e a descolonialidade do saber e do ser
Autor(es): Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Descolonialidade do saber e do ser;Escrita;Paulo Freire
Data do documento: 2012
Citação: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Paulo Freire e a descolonialidade do saber e do ser. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 66-88.
Resumo: Iniciar algo é sempre se envolver, se comprometer, implicar- -se. E, se envolver, implicar-se, traz diversos sentidos. Implicar significa tanto tornar confuso, se incompatibilizar, quanto demandar, enredar, tecer. É bem isto que pretendo, tecer, elaborar uma reflexão e expressá-Ia por meio da escrita, me implicar em todos os sentidos. Espero que isto seja feito com a tessitura que o tema merece. Para isto, vou retomar algo recente e integrar com a história escrita por Paulo Freire e por Aníbal Quijano. Nos estertores finais do ano de 2009, mais precisamente numa quinta-feira, 26 de novembro, viu-se um julgamento de Paulo Freire (recordemos que deixou seu corpo físico em 1997). O Ministério da Justiça considerou o educador pernambucano anistiado político. Segundo Ana Maria Araújo Freire, a ditadura atingiu "violentamente e com malvadeza" o exilado, agredindo-o em sua natureza, em seu próprio corpo. "Paulo Freire, sua cidadania foi retomada como você queria, e proclamada como você merecia", disse em tom emocionado. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42895
ISBN: 978 85 7282 454 5
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