Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42882
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Introdução
Autor(es): Ferreira, Tereza Maria da Silva
Palavras-chave: Filosofia da educação;Foucault, Michel, 1926-1984;Ditadura Militar
Data do documento: 2015
Citação: FERREIRA, Tereza Maria da Silva. Introdução. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 11-16.
Resumo: A presente coletânea trata de abordagens sobre os pensamentos e contribuições de Foucault refletidos nos ramos da educação. No primeiro capítulo desta obra, as autoras abordam o poder disciplinar do corpo em meios virtuais, especificamente a pornografia de revanche. Com o aumento da utilização da internet e do acesso às informações em tempo real, aumentaram-se também as possibilidades de conexões perigosas e dos chamados crimes virtuais. Com o apoio das obras de Michael Foucault, as autoras discutem sobre a origem do poder disciplinar na sociedade e da assimilação da sexualidade em sua complexidade, reflexos das carregadas relações de poder entre os seres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42882
ISBN: 978-85-8126-095-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_tmsferreira.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.