Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Francisco Hitalo de Sousa-
dc.contributor.authorFarias, Rafael Bráz Azevedo-
dc.contributor.authorBatista, Maria Jacqueline-
dc.contributor.authorNojosa, Ronald Targino-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:44:51Z-
dc.date.available2019-06-18T18:44:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLUZ, Francisco Hitalo de Sousa et al. Ações contra a evasão no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectCurso de Estatísticapt_BR
dc.titleAções contra a evasão no Curso de Estatísticapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Curso de Estatística e em outros cursos da UFC existe uma preocupação em avaliar os motivos pelo qual alguns alunos desistem do curso. Tendo em vista isto, um dos projetos da coordenação (Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação DEMA) é elaborar estratégias para aumentar o vínculo dos novatos com os alunos veteranos, coordenadores e com os demais setores da universidade e assim combater essa desistência, principalmente nos anos iniciais do curso, onde tudo é muito novo para os mesmos. Neste contexto, na grade curricular do curso em questão existem duas disciplinas obrigatórias: Seminários de Tutoria I e II, oferecidas no primeiro ano da graduação, voltadas para a apresentação do curso, orientação de disciplinas, além de apresentações de palestras de alunos veteranos, ex-alunos, professores do curso e profissionais da área. Com o objetivo de avaliar este suporte e acompanhamento dos alunos, foi elaborado um questionário, para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto, na aula da disciplina Seminários de Tutoria II, algumas sugestões de melhorias também são contempladas. A etapa seguinte é fazer as análises desses dados que buscam identificar pontos positivos e negativos das atividades e se o aluno tem interesse de continuar e concluir o curso. Vale ressaltar que, desde 2013, tem sido feitas aplicações desse mesmo questionário, dentre as análises feitas, como primeiro resultado, tem mostrado que existe um aumento dos alunos em afirmar que continuarão no curso.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fhsluz.pdf48,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.