Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830
Tipo: Resumo
Título: Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia
Autor(es): Lins, Davi Ribeiro
Andrade, Carla Freitas de
Palavras-chave: Engenharia;Ferramenta Computacionais;Evasão
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LINS, Davi Ribeiro; ANDRADE, Carla Freitas de. Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O projeto consiste na realização de aulas que tem como objetivo principal introduzir uma base teórica e prática sobre ferramentas computacionais importantes para os alunos de graduação em engenharia, como, por exemplo, Solidworks. Além disso, outra meta da monitoria está relacionada à assistência aos alunos em caso de dúvidas que possam aparecer no transcorrer do curso. Dentre as justificativas, estão as recorrentes reclamações em relação ao tardio contato com cursos profissionalizantes, e que as disciplinas vistas nos primeiros anos são distantes da realidade da engenharia. Então, o projeto visa aproximar os alunos da prática, aplicando ferramentas computacionais nas suas atividades. Outra justificativa é que este tipo de ferramenta de desenho assistido por computador raramente é vista de uma forma explícita no decorrer das disciplinas do curso de engenharia, apesar de ser muito importante na atuação do profissional. Dessa forma, busca-se reduzir a evasão dos alunos; colocando estes em contato com a prática já que conhecimento e habilidade nessas ferramentas computacionais são relevantes e são dois dos principais requisitos procurados em um profissional da área de engenharia atualmente. Ferramentas como essas são desenvolvidas exatamente com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de projetos, indo da criação do desenho até uma etapa mais complexa, como, por exemplo, uma simulação computacional, dessa forma justificando a necessidade e importância do projeto. De acordo com a procura e com um questionário realizado ao final do curso, foi possível perceber que as aulas estão sendo bastante procuradas e os que os alunos estão satisfeitos com os resultados finais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_drlins.pdf48,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.