Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42772
Tipo: Artigo de Evento
Título: A carta de Esperança Garcia e os usos da memória da escravidão para a construção da identidade negra piauiense
Autor(es): Costa, Francisca Raquel da
Palavras-chave: História;Historiografia - Piauí;Relações socias
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: COSTA, Francisca Raquel da. A carta de Esperança Garcia e os usos da memória da escravidão para a construção da identidade negra piauiense. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: As obras que discutem a escravidão demonstram que na historiografia sobre a escravidão no Piauí, tem se mostrado sensível a percepção de analises, que levam em conta os dois extremos, senhores e escravos, considerando-os como elementos interdependentes. Também considera a apreensão do universo ideológico e social dos escravos. A historiografia admite a importância de “recuperar”, dialeticamente a complexidade das relações sociais de dominação vigentes na sociedade escravista levando em conta que essa sociedade foi fruto da dinâmica social entre senhores e escravos. O campo de influência desses dois eixos básicos não se esgota ai, à medida que, produzindo uma complexa rede de relações sociais, condicionou as ligações entre os diferentes segmentos sociais, mesmo daqueles não implicados no sistema escravista. À luz dessas afirmações e reflexões, consideramos que a sociedade escravista foi produtora de uma ampla rede de controle social, capaz de combinar o argumento da força com outros mecanismos de dominação. No entanto essa as abordagens da produção da historiográfica piauiense permanece muito direcionada para as relações de trabalho, nas quais são apontados principalmente o enfoque econômico da escravidão. Nesse sentido, sabemos que nos últimos anos estão surgindo novas abordagens que apresentam diversos olhares sobre a escravidão no Brasil. Nesse sentido, diversas temáticas são discutidas, entre elas podemos citar: a família escrava, mulher escrava, as relações entre Brasil e África no tráfico atlântico, a infância escrava, cultura e sociabilidades escrava e, até mesmo, história cultural da escravidão. Aliadas a esse movimento de análise histórica, vieram às reflexões sobre memória individual, coletiva e social, objetos da historiografia introduzida no Brasil nas últimas décadas do século XX. A memória teve sua importância na construção do imaginário sobre os processos identitários dessa negritude. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42772
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_frcosta.pdf720,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.